Antecedentes históricos

“Se buscássemos os antecedentes mais antigos de Cafh teríamos que rastrear na sabedoria egípcia, na influência dessa sabedoria sobre as escolas iniciáticas e filosóficas gregas, na inserção desse saber na cultura judaico-cristã e no trabalho das Ordens Secretas

ou Esotéricas, especialmente das Ordens que foram fundadas pelos cavaleiros cristãos nos tempos das primeiras cruzadas, quando entraram em contato com os sábios do oriente. Ao longo dos séculos, estas Ordens conservaram e transmitiram, dentro do contexto do pensamento ocidental, o fundamental do conhecimento dos antigos e o revelado a seres com grande desenvolvimento espiritual.

A finalidade das Ordens era estimular o desenvolvimento espiritual de seus membros em particular e impulsionar o adiantamento humano em geral. No século XVIII, antes da revolução francesa, estas Ordens se dividiram entre as partidárias da monarquia e as que favoreciam as ideias liberais. As primeiras eram fechadas, herméticas. As segundas promoveram mudanças sociais, políticas e ideológicas; em boa medida forjaram as sociedades da atualidade.

Por outro lado, houve dentro das Ordens grupos que centraram seu trabalho no desenvolvimento espiritual do indivíduo. O número de seus membros era reduzido; a relação entre instrutores e discípulos era direta, pessoal, e trabalhavam de forma ignorada pelo meio. Os antecedentes mais próximos de Cafh remontam a esses grupos de trabalho espiritual, cuja ensinança estava influenciada principalmente pela ascética-mística cristã.

A palavra Cafh tem raízes antigas e vários significados; por exemplo, é a décima primeira letra do alfabeto hebraico. Também figura no Tarô como a carta A Força, simbolizada na figura de uma mulher que sustém as fauces de um leão.

Para os membros de Cafh, a palavra Cafh simboliza o esforço da alma para alcançar a união com Deus. Ao mesmo tempo representa a presença do divino em cada alma”.

(Curso A Obra de Cafh)

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.