Dom Santiago Bovisio

Dom Santiago nasceu em Bérgamo, Itália, em 29 de setembro de 1903. Sua escolaridade formal foi em Vigévano, uma pequena cidade naquela época, bem como em um mosteiro passionista em Turim. Posteriormente, Dom Santiago participou, como estudante, de uma Ordem esotérica em Veneza. Todos os membros dessa Ordem, disse ele mais tarde, desapareceram na devastação da Segunda Guerra Mundial.

Seus estudos lhe deram uma profunda compreensão da tradição ascético-mística judaico-cristã e através deles percebeu a necessidade de uma transformação espiritual universal da consciência. Após sua formação, membros da Ordem lhe sugeriram que fosse para a América para fundar ali uma nova obra espiritual. Chegou a Buenos Aires em janeiro de 1926. Tinha apenas 22 anos de idade.

Poucos anos depois de chegar em Buenos Aires, Dom Santiago se casou com Amelia Taccagni e com ela formou uma família. Amelia o acompanhou ao longo de sua vida, não somente como uma esposa e mãe, mas também como uma devotada companheira espiritual.

Fundação de Cafh

Durante seus primeiros dez anos na Argentina, Dom Santiago se esforçou para difundir sua visão da vida espiritual. Deu palestras, escreveu publicações e organizou atividades para o adiantamento humano. Durante esses primeiros anos, criou sua primeira instituição pública, a União Savonaroliana, que reunia pessoas uma vez por semana para orar, estudar e planejar trabalhos de natureza social em benefício da sociedade. Era um trabalho com uma orientação social concreta; os membros dessa instituição visitavam regularmente os enfermos nos hospitais, ajudavam nas prisões e trabalhavam com os pobres de diversas formas. Algumas das pessoas com quem Dom Santiago se encontrou nessa época tinham o anseio de aprofundar seu trabalho espiritual. 

Respondendo a esse anseio, em 1937, Dom Santiago fundou Cafh, um caminho espiritual que oferece às almas os meios para desenvolver uma mística de amor e oferenda, com um ensinamento universal ao alcance de todos os seres humanos.

Nos primeiros anos, Dom Santiago pensou que Cafh seria similar à Ordem esotérica europeia que ele havia conhecido – pequena em número e desconhecida para a sociedade.

Na Ensinança de Cafh, Dom Santiago transmitiu sua visão do desenvolvimento espiritual, do devenir, das grandes religiões e da ascética-mística judaico-cristã, além de ensinanças tradicionais das escolas esotéricas relativas aos mundos astrais e mentais. A ascética-mística se baseava na oração, na meditação, no autocontrole e na prática de ações honestas e, nos primeiros anos, foi praticada por um pequeno número de indivíduos.

Por volta de 1948, Dom Santiago compreendeu que Cafh teria um futuro muito diferente daquele que havia imaginado: o ensinamento universal de Cafh estaria disponível para todos os seres humanos que aspirassem a desenvolver suas possibilidades espirituais.

De 1948 até 1962, Dom Santiago trabalhou para estabelecer as bases do que Cafh é hoje em dia: uma organização espiritual com um Regulamento, um Método de Vida e um Cerimonial que dá a seus membros os meios para trabalhar espiritualmente e desenvolver seus estados de consciência. Os membros de Cafh se reúnem semanalmente em pequenos grupos para estudar, meditar, dialogar e se aprofundar na vida espiritual.

Dom Santiago fundou grupos de Cafh na Argentina, no Brasil, no Chile e na Venezuela. Durante sua vida, Cafh deixou de ser uma ordem secreta: ele abriu Comunidades e casas de Retiro, criou instituições e obras patrocinadas por Cafh que tornaram explícita sua existência. Além disso, Dom Santiago ensinou aos membros de Cafh a necessidade de oferecer a Mensagem de Renúncia à sociedade e de colocar Cafh à disposição de todos aqueles que desejassem desenvolver-se espiritualmente. Dom Santiago transmitiu a ensinança através de uma ampla variedade de escritos bem como através de Mensagens apresentadas cada ano na assembleia anual de Cafh.

Embora Dom Santiago tenha fundado Cafh inspirado na tradição das ordens esotéricas europeias, desde o primeiro momento insistiu – e em 1937 escreveu no curso Desenvolvimento Espiritual – que a humanidade estava entrando em uma nova era, que grandes mudanças ocorreriam na sociedade e que se descobririam possibilidades jamais sonhadas. Com esta visão e o trabalho interior já realizado pelos membros de Cafh, na Mensagem de 1956, Dom Santiago ampliou o rumo do caminho místico – até então um caminho de introspecção e oração – rumo a um enfoque mais expansivo: um caminho que abraça a sociedade e a condição humana. Dom Santiago ensinou que a Participação com todas as almas é a essência do amor.

A Mensagem de 1961 esclareceu ainda mais este enfoque para nós, advertindo-nos a distinguir entre a fé e a compreensão do que é verdadeiro, não confundir a verdade com experiências místicas subjetivas nem com teorias sobre a vida sobrenatural. Desta forma, instou-nos a aplicar o método científico à vida espiritual, especialmente o conceito de verificação.

Quanto à ensinança, Dom Santiago pensava que já não havia conhecimento esotérico (conhecimento acessível somente aos escolhidos ou iniciados), que tudo que uma vez esteve escondido estava agora ao alcance de todos. Disse também que os ensinamentos esotéricos de tradições passadas devem responder ao rigor científico, que aqueles que não podiam ser provados deveriam ser tomados somente como teorias que eram possíveis, mas não definitivas. Ensinou-nos que o avanço no conhecimento científico não só não se opunha às ideias religiosas e espirituais, senão que em realidade as corroborava e as expandia.

Para Dom Santiago, a fé tinha um significado especial: mais que afirmar que esta ou aquela crença era correta, a fé é a certeza profunda de que cada um de nós tem dentro de si, como ser humano, a capacidade de responder às perguntas fundamentais da vida.

Este enfoque da fé é o espírito dos ensinamentos de Cafh: eles são oferecidos como material de estudo e trabalho, não como objetos de crença.

Dom Santiago nos explicou que Cafh é uma ideia e uma obra apropriadas aos novos tempos que ele via chegar, quando o conhecimento estaria acessível a qualquer pessoa que desejasse encontrá-lo.

Seus ensinamentos originais estão disponíveis aqui para todos os leitores e buscadores de sabedoria espiritual. Ensinamentos tais como O Bom Caminho, Desenvolvimento Espiritual, e Sacrifício nos descrevem a expansão espiritual que encontra sua expressão na liberdade interior e no amor expansivo dos que aplicam estes ensinamentos em suas vidas.

Hoje Cafh existe em muitas partes do mundo, em quase todos os continentes e em muitos idiomas. Embora Dom Santiago tenha falecido em 1962, sua obra continua atualmente na grande variedade de indivíduos em todo o mundo que se sentem chamados a participar interiormente da missão espiritual que ele iniciou. 

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.