A amizade

Fernando Villegas

A amizade é um encontro generoso, uma sintonia especial que abarca toda a natureza do ser. Inclui o companheirismo, mas o transcende, tem um voo ilimitado e um horizonte de possibilidades inimagináveis. Baseia-se na confiança e no respeito e se traduz em compreensão e estímulo.

A ideia de amizade evoca as palavras de Saint Exupéry:

“ligados a nossos irmãos por um fim comum e situado fora de nós, é quando respiramos e a experiência nos ensina que amar não é olharmos uns aos outros, mas sim olharmos juntos na mesma direção…”

Ter valores comuns cimenta, estimula e fortalece a amizade. Manter a amizade implica em esforço, solidariedade e tolerância. O verdadeiro amigo não julga, acompanha, permanece e oferece seu ponto de vista sem impô-lo.

Ser amigo significa compartilhar a intimidade, tanto quanto respeitá-la. A amizade expressa um altíssimo grau de amor. O pensar e o sentir bem em relação ao amigo liberam a relação de interesses pessoais e de falsas expectativas; saber esquecer ajuda a reorientar a relação.

O amigo sincero procura alimentar as semelhanças e atenuar as diferenças. A amizade espiritual nada pede; oferenda. O diálogo franco é um aliado para aprofundar a amizade.

A amizade é uma fonte permanente de verdadeira companhia e assistência recíproca. Se compartilhamos com o amigo a busca do divino em cada ser humano, a amizade é como um raio luminoso que desanuvia o caminho e, ao mesmo tempo, conforta com sua pródiga calidez.

Fernando Villegas, Junho de 2008, Buenos Aires, Argentina Traduzido do espanhol

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.