Viver conscientemente

Cristina Woolf

Esta compilação de ensaios, escritos ao longo de 12 anos por Jorge Waxemberg, nos oferece subsídios para uma reflexão espiritual e íntima que, se colocados em prática, enriquecerão enormemente a nossa vida interior. São temas atuais, que fazem parte de nossa rotina, proporcionando-nos orientação quanto à maneira de

compreender nossos relacionamentos, desenvolver nossa saúde física e espiritual e como descobrir nossa vocação.

Nossa vida é pautada pelos tipos de relacionamentos que estabelecemos: com os membros de nossa família e amigos, em nossa vida profissional, em acontecimentos sociais formais, na rua, nos momentos de lazer. Em cada um, a maneira como nos expressamos é diferente, apesar de dificilmente percebermos as mudanças em nosso jeito de falar e reagir. Nem sempre nossa relação com o outro satisfaz, e é aí que nos deparamos com uma frustração. O que fazer para modificar essa situação?

Waxemberg nos aconselha a começar por observar como nos relacionamos: interessados, atentos, compreensivos ou distraídos, desinteressados, ou mesmo agressivos? Procuramos enfatizar nossas diferenças ou descobrir fatos e ideias de que compartilhamos? Somos capazes de acatar opiniões divergentes, ampliando nossos horizontes?

Se desejamos nos desenvolver interiormente é necessário que aprofundemos nossos relacionamentos, tornando-os conscientes, para que possamos transmutá-los em amor.

Sociabilidade é uma arte que precisa ser cultivada, mas nada pode gerar uma sociedade melhor se não aprendemos a viver juntos, consciente e harmoniosamente. O fundamento da vida espiritual é a sociabilidade, e seu desenvolvimento depende do aprofundamento das relações.

Para aprofundar nossos relacionamentos, precisamos espiritualizar o nível em que nos relacionamos. Comecemos por aceitar cada pessoa com as suas próprias características, pois elas são os canais pelos quais a energia de cada um flui.

Um outro aspecto importante para o qual o autor chama a atenção é o que se refere às nossas escolhas. Nem sempre elas são conscientes; em geral, reagimos às situações que se apresentam, ou automaticamente adotamos velhos hábitos, ou ainda, seguimos a corrente de pensamentos e atitudes do momento.

Achamos que somente algumas escolhas são importantes, mas Waxemberg nos mostra que isto não é a realidade. Tanto as nossas escolhas exteriores quanto as interiores norteiam o nosso caminhar, mas a escolha interior é fundamental e determina um momento decisivo na vida de cada ser humano.

Quanto ao desenvolvimento da saúde física e espiritual, devemos estar atentos, ressalta o autor, para a avalanche de recomendações, conselhos e informações referentes à saúde física encontrados na mídia. O problema, segundo ele, está na maneira como vemos a nós mesmos. Sabemos atualmente a que ponto nossa mente influencia nosso corpo, assim como a maneira como tratamos nosso corpo influencia nossa mente. Corpo e mente formam uma unidade. Será que tratamos bem de nosso corpo, adotando atitudes inteligentes e hábitos saudáveis, conscientemente?

Para que possamos dominar a arte de viver é muito importante que sejamos capazes de criar novos hábitos que nos ajudem a obter o controle de nosso bem-estar.

Em nosso sistema de relacionamentos, além das relações estabelecidas entre os indivíduos, existem aquelas que estabelecemos com nós mesmos, com nossos problemas e dificuldades. Através de uma análise simples e objetiva dos diversos aspectos da conduta, atitudes e reações dos seres humanos em geral, Waxemberg explicita a forma de pôr em prática uma mudança gradual em prol do desenvolvimento.

O mundo que escolhemos viver depende do sentido que damos à nossa vida. Cada escolha traz uma consequência e é, em si mesma, uma limitação. Tememos as limitações, mas para que realizemos algo, precisamos concentrar esforços para estabelecer um curso de ação onde existirão possibilidades das quais escolheremos umas e eliminaremos outras.

Trabalhar sobre nossa maneira de pensar e sentir, cria possibilidades para que nossa voz interior fale a partir do coração, gerando naturalmente pensamentos e sentimentos elevados que irão ajudar a viver melhor, atribuindo um significado místico à nossa existência.

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.