Exercícios respiratórios

Os exercícios físicos influem no desenvolvimento espiritual?

Os exercícios físicos ativam o sistema respiratório e cardiovascular, sendo também de grande ajuda para o desenvolvimento espiritual, pois ensinam o individuo a usar o corpo como um verdadeiro instrumento do espírito. Trabalhar o sistema respiratório é de grande importância para controlar as emoções. Dentre as diversas emoções, a raiva merece nossa especial atenção. Imagine que você está dirigindo um carro quando, de repente, outro veículo lhe dá uma fechada. Como você reage? Muitas vezes a raiva agita a respiração e o coração, fazendo com que as pessoas reajam de maneira agressiva. O autocontrole pode ser trabalhado de diversas maneiras, mas os exercícios físicos (exercícios respiratórios) complementam este trabalho de uma maneira bastante eficaz.

A ginástica respiratória, assim chamada em Cafh, fortalece os grupos musculares que compõem o aparelho respiratório, trazendo como resultado um aumento da capacidade torácica e domínio respiratório, além de favorecer o controle emocional fundamental para aqueles que praticam o autoconhecimento. O domínio respiratório acalma o coração, pois ao controlar a respiração, controla-se também o ritmo dos batimentos cardíacos. Ao sentir raiva, os batimentos cardíacos do indivíduo aumentam, e, muitas vezes, nesta hora, se é sequestrado emocionalmente pela própria emoção. A prática dos exercícios respiratórios conduz o indivíduo a um controle respiratório, impedindo que a raiva agite a respiração e os batimentos cardíacos. Um coração sereno dificulta o sequestro emocional, favorecendo um autocontrole e autodomínio fundamentais ao desenvolvimento espiritual. Quando a raiva toma conta do indivíduo, não se é capaz de em mais nada. A pessoa se concentra somente na emoção e, muitas vezes, esta emoção leva o indivíduo por caminhos que trazem consequências dolorosas. Vencê-la, estar atento à essa emoção requer uma técnica, e esta técnica requer treino, e este treino requer dedicação. O autocontrole não cai do céu, mas este autocontrole pode ser adquirido pelo método diário.

O domínio da respiração leva o indivíduo a estar presente no ato de respirar, ou seja, leva a estar presente no coração. Esse estado conduz a uma serenidade e tranquilidade indescritíveis. No domínio da respiração reside o início do domínio do próprio corpo, sendo este o início do fabuloso mergulho no autodescobrimento interior.

O treino diário ajuda a realizar o exercício respiratório nos momentos de raiva; dificilmente uma pessoa que não pratique diariamente os exercícios vai conseguir realizá-los no momento da raiva. É justamente o treino que permite que se realize automaticamente, em momentos de grande tensão, o exercício. Sendo dono de minha respiração, sou também dono de meu coração, tornando-me apto a me ver como realmente sou, pois já não serei mais levado pela decepção ou pela tristeza. Poderei então começar a trilhar o caminho dos exercícios individuais exteriores do meu método.

Francinilson Mota da Silva é Policial Militar, reside em Fortaleza, CE e é membro de Cafh desde 1991.

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.