Retiro aberto de Cafh: uma oportunidade única

“Nos meus retiros espirituais, descubro tantas coisas tão normais, como estar defronte de uma coisa e ficar, horas a fio com ela…” Gilberto Gil – Retiros Espirituais

Quantas vezes ao ano você detém a frenética corrida pela sobrevivência, atrás de dinheiro, comida, poder e prazer a qualquer preço? Qual foi a última vez que você conseguiu deter o movimento desenfreado da mente, que se debate entre desejos e sentimentos contraditórios, para tentar assumir o controle consciente dos seus pensamentos? Quantas vezes ao dia você pára e se recolhe voluntariamente para fazer uma oração?

Um retiro espiritual é uma excelente oportunidade para meditar sobre essas e outras questões. Mas, quantas pessoas estão dispostas a largar tudo durante uns dias para ficar apenas consigo mesmo? No final de semana entre os dias 4 e 7 de setembro de 2010, durante o qual promovemos o 1o Retiro Aberto de Cafh, no sítio Cruzeiro do Sul, Bairro dos Mellos, em Campos do Jordão, vinte pessoas se dispuseram e largaram: maridos, esposas, filhos, amigos, cachorros, tevê, celular, baladas… para que cada uma descobrisse um mundo pouco explorado no dia a dia: seu próprio mundo interior.

RITMO E RECOLHIMENTO

O grupo, marcado pela riqueza da diversidade – várias idades, ocupações e origens – começava cedo seu dia. Às 7 horas, depois de uma revigorante noite de sono e de uma boa espreguiçada, os que desejavam ocupavam o extenso gramado, iluminado pelos primeiros raios de sol da manhã, para uma sessão de exercícios físicos e respiratórios. Cada um no seu ritmo. Depois, enquanto uma parte do grupo preparava um delicioso café da manhã, os demais cuidavam dos aposentos e do asseio pessoal. Antes do café, no amplo salão da casa de retiro, uma pausa para a meditação. Hora de relaxar e trazer à tona os automatismos, os desejos insconscientes, as angústias e todas as questões que, gradualmente, cada um ia descobrindo – e trabalhando – dentro de si mesmo.

Depois do café, apresentação e comentários sobre o tema geral do retiro: Ecologia Interior – Um mergulho na nossa biosfera, abordando a relação com os pensamentos e sentimentos, e as trocas que podemos efetuar em nós para despoluir a mente e o coração.

Ainda pela manhã, um pouco de trabalho manual que, além de equilibrar a mente, ajudava a abrir o apetite para o almoço, preparado pelos próprios participantes, em sistema de rodízio, assim como o jantar.

Louça lavada e guardada, hora do “recreio”, um gostoso espargimento e uma frutífera troca de ideas embaixo de um magistral pinheiro capaz de abrigar à sua sombra todo o grupo. E na sequência, silêncio e recolhimento até às 16h, quando o sol começava a baixar e lá iam todos, cada um no seu ritmo, explorar o entorno e as montanhas próximas, num gostoso passeio com direito – para os que quisessem – a um refrescante banho no lago.

Na volta, mais um tempo para reflexão pessoal, oficina sobre a ensinança do dia, diálogo e jantar. Um filme ou uma gostosa roda de música ou canto coral, entremeados por mais um pouco de conversa, encerravam o dia, para começar tudo de novo às 7h do dia seguinte.

A tarde do ultimo dia foi especial, com lanche ao ar livre embaixo do caramanchão e uma visita, com direito a degustação de delícias, à fantástica fábrica de chocolates e doces “Das Senhoritas”, mantida pelas incansáveis e prestativas membros da Comunidade de Cafh, que funciona no local.

O que cada um levou, ao final dessa venturosa experiência, pode ser medido pelos depoimentos de alguns participantes:

“Gostaria de agradecer a oportunidade e o acolhimento que foi excelente… Percebi o respeito por todos e por suas opiniões, pois apesar do grupo ter uma identidade ele é constituído pelas características de cada participante. O cronograma com horários de Ensinança, Diálogo e tarefas foi muito bem organizado… A intermitência entre momentos de exteriorização e interiorização foram adequados pois facilitou nosso trabalho maior.”

Rosana Gentil

“Foi uma experiência sem precedentes para mim e vivida muito seriamente, respeitando horários, silêncio, etc. Uma experiência que, com certeza, abrirá muitas portas, janelas, oportunidades para todos nós! Vou ‘me escutar mais’, respeitar e aprimorar…Obrigada pela oportunidade. Vocês todos, sem exceção, foram extremamente carinhosos, cuidadosos.”

Isabel de L. J. Carneiro

“Adorei a forma como fomos acolhidos pela ‘equipe de Cafh’: amorosa, interessada, animada, divertida, profunda, inteligente, ‘contemporânea’. Obrigada e um beijo para vocês todos.”

Ignês Bittencourt

“O retiro, para mim, foi excelente! Respondeu totalmente minhas expectativas. Ou melhor, foi além! Senti-me completamente acolhida, amada, respeitada por todos(as). O tema abordado foi feito de forma perfeita e contribuiu enormemente para compreender muitos aspectos de minha vida e de mim mesma. Só tenho a agradecer e pedir à Divina Mãe que continue abençoando-os(as), ampliando o amor em seus corações. Registro meu desejo de retornar a esta casa inúmeras vezes, pois o trabalho que desenvolvem é de extrema importância para toda a humanidade.”

Depoimento sem identificação

“O retiro, para mim, foi excelente! respondeu totalmente minhas expectativas. Ou melhor, foi além! Senti-me completamente acolhida, amada, respeitada por todos(as). O tema abordado foi feito de forma perfeita e contribuiu enormemente para compreender muitos aspectos de minha vida e de mim mesma. Só tenho a agradecer e pedir à Divina Mãe que continue abençoando-os(as), ampliando o amor em seus corações. Registro meu desejo de retornar a esta casa inúmeras vezes, pois o trabalho que desenvolvem é de extrema importância para toda a humanidade.”

Depoimento sem identificação

“Posso dizer que entrei de um jeito e saí de outro, com uma visão mais clara de um paradigma já rascunhado mas não assumido. Sinto-me mais leve, mais aliviada, porém com mais responsabilidades. Muito conteúdo a ser explorado. Temos muito que trabalhar! Realmente volto para casa maravilhada e feliz. Muito grata!”

Virginia Ruchti

SOBRE O ESPÍRITO DO RETIRO

O Retiro Espiritual é uma possibilidade de autoconhecimento e de expansão da consciência. Um tempo para entrar em contato conosco mesmos, fazer uma viagem para dentro, para o interior do ser. É também uma pausa no nosso “fazer” para podermos meditar sobre o sentido do que estamos fazendo.

Para atingir esses objetivos, os Retiros de Cafh obedecem a uma metodologia de vivência integral, e que inclui os seguintes aspectos:

• a hospedagem dos participantes é feita em habitações separadas, por sexo masculino e feminino;

• os quartos – amplos e confortáveis, e os banheiros, são compartilhados;

• a preparação das refeições e os trabalhos manuais, tais como a limpeza das acomodações, pequenos consertos e jardinagem, fazem parte da vivência do retiro, e são tarefas realizadas pelos próprios participantes, divididos em grupos e em forma de rodízio;

• durante o Retiro recomenda-se não fumar e não se consomem bebidas alcoólicas;

• a inscrição no Retiro pressupõe a disposição para o cumprimento dos horários;

• estipulados e a participação nas atividades propostas.

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.