Verbos que guiam o processo de expansão da consciência

No contexto das dez palavras e no entorno da conduta, existe uma precedência linear. É necessário que calemos, tanto o falar vocal como o mental, para poder escutar. Para compreender, necessitamos recordar. Para querer, primeiro temos que saber nossas opções. Para ousar, necessitamos querer dentro do contexto conhecido e assim reconhecer os limites desse contexto. Só então podemos julgar com validade quando ousamos contemplar um contexto maior que o de nossos pontos de vista habituais. E para transmutar necessitamos virar a página pessoal de nossas recordações – esquecer seu caráter particular – e assim assimilá-los a um contexto mais universal.

É assim que, no entorno da conduta, as dez palavras configuram uma ascética que promove o nosso desenvolvimento. O desenvolvimento espiritual não é linear; a evidência nos mostra que não por haver compreendido algo sobre nossa conduta, não voltaremos atrás e não agiremos como se não o tivéssemos compreendido. Por essa razão, ao considerar as dez palavras, além de referi-las ao que fazemos, nós as estamos relacionando com a noção que temos de nós mesmos e de nosso entorno; isto é, nós as referimos a nosso estado de consciência.

A aplicação das dez palavras, como ascética e como mística, o nosso empenho para desenvolver-nos, ajuda-nos a saber quem somos, como queremos viver, em que queremos devenir; dá-nos tanto um marco como uma linha de trabalho para alcançar o nosso anseio. Mesmo ignorando esta linha de trabalho, eventualmente nos desenvolveríamos; bastaria que nos deixássemos levar na vida, pela mão do tempo. Mas se nossa vocação é expandir plenamente nossa consciência, as dez palavras nos assinalam a intenção, a atitude, a conduta e o campo de trabalho – nosso estado de consciência – que nos orientam para esse fim de maneira mais expedita e com menos sofrimento.

“A palavra move. O exemplo guia. Mas só o dar-se transforma”.
Dom Santiago Bovisio, fundador de Cafh

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.