Meditar é preciso 4.0

Meditar é preciso 4.0

♥ Porque nos ajuda a trabalhar sobre a forma como agimos e nos relacionamos, de maneira que nosso comportamento beneficie nossa saúde física e mental, e também a dos que nos rodeiam.

♥ Porque beneficia o corpo e a mente. Por exemplo, alivia o estresse, a ansiedade, a depressão e a dor; também melhora a percepção e produz bem-estar e paz interior.

♥ Porque nos ajuda a conhecer a nós mesmos, a discernir com clareza crescente e a ampliar a consciência que temos de nós mesmos e de nossa situação no mundo.

Depoimento

“Os temas da Meditação Discursiva, que Cafh apresenta, nos conduzem desde o aborrecimento de nossas limitações mais inferiores até ao arroubamento da vivência do divino imanifestado. Este caminhar de consciência abre novos sulcos mentais, nos permitindo liberdade interior para sermos essencialmente nós mesmos.”

Fernando Fonseca
Fortaleza / CE

Os 7 temas da Meditação Discursiva

Nas edições anteriores apresentamos os três passos da Meditação Discursiva: Invocação, Espera e Resposta. Nas próximas edições, apresentaremos um a um os 7 temas de meditação que simbolizam as etapas que a alma percorre, desde o momento em que toma consciência do seu desenvolvimento, até o instante em que alcança a união divina. Os temas também definem aspectos que existem de forma ativa ou potencial em cada alma. Os sete temas de meditação simbolizam as etapas que a alma percorre desde o momento em que começa seu desenvolvimento consciente até o instante em que alcança a união divina. Também definem aspectos que existem de forma ativa ou potencial em cada alma.

Os três primeiros temas de meditação são considerados purgativos. A partir do Estandarte começam os temas amorosos ou iluminativos.

O tema vai ajudar a compreender a situação colocada no exercício de Meditação. Uma mesma situação pode ser observada a partir de qualquer tema e cada um deles vai trazer um aspecto, uma possibilidade diferente para vivenciar a situação com mais consciência. Por exemplo: o medo. Como o medo se apresenta na Dama do Véu Negro, no Abismo etc.? O que cada efeito me causa? Como posso aborrecer o medo? Desolar-me com o medo? Desapegar do medo etc.?

Não é conveniente mudar todos os dias o tema da meditação, mas tampouco é bom meditar demasiado tempo sobre um mesmo tema. Meditar, excessivamente, sobre os temas purgativos, pode levar ao cansaço, desânimo; apenas sobre os temas iluminativos, pode levar ao descuido de aspectos práticos de sua vida espiritual.

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.