Economia Providencial

Economia Providencial

Um novo estado de consciência fundamental para a sustentabilidade da vida no planeta.

Há cerca de 15 anos, a 2a edição impressa da Revista Cafh nos convidava a refletir sobre um eixo central da doutrina que comungamos neste caminho de desenvolvimento: a economia providencial.

Em Cafh, o que chamamos Economia Providencial é algo mais do que um sistema ou modelo econômico: é um componente de um estado de consciência que se expressa em atitudes na vida cotidiana.

Quando alguém toma consciência de si mesmo, do lugar que ocupa e do que lhe
corresponde dentro do conjunto humano, é invadido por um senso de responsabilidade quenão lhe permite usar mais do que lhe cabe.

Assim, passamos a questionar atitudes e hábitos às vezes tão automatizados que não nos damos conta de como os seus efeitos afetam os outros à nossa volta.

Vejamos alguns exemplos:
● Deixar, por capricho ou fartura, um pouco de comida no prato para
ser jogada no lixo, sem perceber que este alimento satisfaria a fome de algumas
pessoas que vivem em nosso planeta;

● Desperdiçar a água que mitigaria a sede de uma garganta ressecada num deserto
ou de uma criança desidratada;

● Guardar no armário roupas que não se usam e que cobririam a nudez de corpos
flagelados pelo frio e pela miséria.

Esse senso de responsabilidade aguça a compreensão de que algo tem que ser mudado, aqui e agora, na própria vida e na maneira como nos relacionamos com os bens materiais e espirituais de que dispomos.

O fruto dessa mudança, que não requer nenhum talento especial, mas consciência evontade, será usufruído por todos quantos nos sucederem neste planeta. E, bem mais do que usufruído, será parte de uma herança cultural que pode contribuir para viabilizar a sustentabilidade da vida na Terra, o desenvolvimento social e a paz que todos desejamos.

Em Cafh, trabalhamos sobre esse sentimento e compreensão, esforçando-nos para mudar os nossos hábitos de vida, substituindo-os por outros mais participativos, que possam contribuir para a construção de um mundo melhor.

Nos tempos atuais, em que somos afetados diuturnamente por crises climáticas,
aquecimento global, fome, guerras, e todo o tipo de desperdício, torna-se imperativo revisitarmos o tema da economia providencial, trazendo uma série de matérias que visam extrapolar o caráter técnico do conceito, incorporando a ele uma dimensão espiritual.

Como peça inaugural, temos uma entrevista com o biólogo Ary Gomes da Silva sobre meio ambiente e espiritualidade, na qual ele faz uma análise da ideia da sustentabilidade desde o surgimento da vida no planeta até chegar nos dias de hoje, em que se evidencia a necessidade impostergável de uma nova compreensão do consumo e do descarte do lixo.

Teremos, em breve, uma matéria que elucida o conceito místico da economia
providencial, evidenciando que a ampliação do estado de consciência se dá por um novo senso de participação, mais universal, e de utilização dos recursos físicos, mentais e espirituais, mais comedido, de forma a contribuirmos para a melhor qualidade de vida de todos os seres. E, ainda, outras novidades.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.