Meditação 6.0

Meditação 6.0

O 2o tema da Meditação Discursiva: O Abismo

O Abismo é símbolo tanto das profundidades como das alturas. Não se pode discernir a profundidade se não se tem como referência a altura. E este discer- nimento é a origem da desolação, efeito provocado por este tema.

É na contraposição entre as profundidades do instinto e as possibilidades de liberação espiritual onde geramos a compreensão e a força necessárias para iniciar a longa descida rumo ao desconhecido em nós.

A força da desolação, a nostalgia pelo que intuímos ser nosso destino, faz-nos fixar os olhos em nossas possibilidades de liberação e dá-nos a ousadia de man- ter-nos mergulhados no abismo do não saber e de cortar os laços dos instintos que nos atam à repetição sem fim das mesmas experiências.

A desolação expressa tanto o sentimento de abandono e de perda pelo que acreditávamos ser quanto pelo que sabemos poder conquistar, mas ainda não possuímos. Por um lado, tudo o que acreditávamos ser, tudo o que acreditáva- mos ter, mostra-se como os tumultuosos jogos abismais de nossa ilusão. Por outro lado, a promessa divina de união é somente um rastro luminoso que se perde na distância.

Depoimento

“Durante a nossas vidas passamos por muitos momentos que nos causam a desolação. Através dos temas de meditação, ensinados pelo método de Cafh, aprendi a lidar com esses momentos de forma consciente.
O tema O Abismo nos proporciona compreender a profundidade da situação e, que só nós mes- mos podemos realizar esse mergulho e compreender toda dor gerada por alguma circunstância. Uma vez visitada as profundezas desse abismo, passei a considerá-lo uma possibilidade de profun- didade que não preciso ficar estacionada lá, tenho a consciência de que ele existe, mas posso con- tinuar a trilha da vida com outros propósitos.”

Vânia Maróstica Recife/PE

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.