Gratidão III – A expansão da gratidão

Gratidão III – A expansão da gratidão

A gratidão é uma ponte que nos conecta com o mundo e com o nosso próprio coração.

O título sugere que a gratidão evolui ou é construída, no processo de expansão da consciência. A relação espiritual entre os seres humanos pode ser a base de experiências que dão vida a formas de expressar a gratidão, cada vez mais renovadas e inspiradoras. Participar e viver novos graus de gratidão são desafios ou poesia, transcendência, iluminação do amor.
E quais são os graus ou matizes da gratidão?

Parece que no princípio, no primeiro grau, a gratidão nasce como uma emoção, uma reação que gera vínculos. É um reconhecimento por perceber que recebeu um bem, um presente. E neste instante, a pessoa humana aprende a agradecer, a sentir uma reação-emoção, desencadeadora de vida, de alegria, bem-estar, reconhecimento da participação e da presença do outro. Compreende que esta emoção alterou o seu significado de vida. A relação com o outro ganha um novo sentido.

No segundo grau, a emoção gratidão é um sentir mais consciente. A convivência com o outro ensina que é importante agradecer ao receber um presente, ao experimentar uma sensação agradável. Aprende-se, então, a criar um vínculo afetivo com quem ou com o objeto que produziu a emoção de bem-estar. Agradecer começa a fazer parte das normas de boa convivência. Há situações em que agradecer é uma obrigação, uma norma social, um gesto automático. E repetimos fórmulas de gratidão, sem dar-nos conta de seu significado, em determinados contextos sociais. Esvazia-se o gesto de agradecer. Não há ternura. E o vínculo afetivo precisa ser ressignificado. A consciência de que a gratidão pode ser um vínculo amoroso motiva uma reflexão, uma meditação.

No terceiro grau, a gratidão se transforma. O agradecimento é um sentir-emoção que se transforma em alegria. As sensações de bem-estar e de alegria ensinam a agradecer de forma consciente, com afeto. Agradecer não é só uma norma, uma etiqueta social. A vontade, a consciência e o amor iluminam o ato de agradecer. Nasce o novo ser humano que agradece conscientemente, porque expandiu a consciência e ganhou sabedoria. A emoção e o sentimento de gratidão se mesclam. Agora é aprender a manifestar a gratidão.

Entramos no quarto grau da gratidão, quando se aprende a agradecer, expressando emoção, sentimento, sabedoria. Neste grau, a gratidão se presentifica na capacidade de conviver, gerar vínculos que ampliam ainda mais o significado da vida. Agradecer é dar e receber amor, é expandir a consciência de ser e de estar no mundo. Dar e receber amor significam olhar o mundo, em sua complexidade. Tudo é vivo e o sentimento de gratidão possibilita ver o que cada ser vivo oferece e recebe. O rio, as plantas, o ar que respiramos, por exemplo, são seres vivos. Dão e recebem vida. Essa forma de olhar gera sentimentos de gratidão, vínculos unitivos, motivadores de serenidade, alegria, responsabilidade, compaixão. Agradecer o ar que respira faz receber o dom da vida. Olhar a beleza da flor desperta sentimentos de beleza em quem olha.

E os outros graus de gratidão? A meditação, a detenção, a oração, a reflexão podem nos ajudar a descobrir. São práticas de um método de vida para o trabalho de expansão da consciência. Sem desenvolvimento espiritual, às vezes, permanecemos só nos primeiros graus de gratidão. Não nos aventuramos a criar, a construir novos graus de gratidão!
Um grande desafio seria aprender a privilegiar não só as condições de sobrevivência, mas também a transcendência da vida.

No próximo encontro, a empatia também pode ser vista como uma manifestação, um exercício de gratidão.

Até sempre!

Por Marilda Clareth

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.