Egoência: o caminho do ser

Egoência é o tema desta 7a. edição da Revista Cafh. E você, caro leitor, deve estar intrigado com esta palavra, pois, de fato, ela não existe no dicionário.

Trata-se de uma tradução, do castelhano ao português, de um neologismo criado em Cafh. É um conceito que expressa um ideal, um objetivo para o futuro do ser humano cujo caminho alguns de nós já se dispuseram a percorrer. Ao longo da edição veremos como foi cunhado este termo e o que representam os passos do processo para se alcançar esse “estado de egoência”, na visão de nossos colaboradores que tentam vivê-la no seu dia a dia, em meio às atribulações, aos compromissos e preocupações da vida no mundo real.

O que pretendemos apresentar é uma possibilidade ao alcance de qualquer um que se disponha a buscá-la, através de passos simples mas firmes; a partir de um compromisso interior que não nos exime de nenhum dos direitos, deveres, conquistas e dificuldades do cotidiano, mas que pode nos impulsionar para um novo estado de consciência, mais expansivo.

Seria simplista dizer que egoência é a antítese do egoísmo, de um individualismo materialista predominante em nossos dias. E hermético demais, para uma introdução ao tema, somente disparar que significa a “perfeita individualidade identificada com a consciência cósmica, através das almas similarmente redimidas e egoentes”. Isto implica que a união com o Divino se alcança através da participação espiritual integral.

Queremos ir além na compreensão do que seja egoência, como vivenciá-la, como compartilhá-la socialmente. Disso tratam os artigos nesta edição, mais do que da exegese da palavra. Nesse sentido, vale observar a coerência do discurso proferido pelo atual Diretor Espiritual de Cafh, Sr. José Luis Kutscherauer, nas Nações Unidas, a respeito da ação empreendida pelos membros da Comunidade de Cafh na reconstrução de uma área destruída pelo terremoto ocorrido na Costa Rica em 2009.

Nós o convidamos também, leitor amigo, a conhecer um pouco do mestre Plotino na seção ”Memória”, a ler o artigo “Uma visão estratégica da vida sob o ponto de vista espiritual” e, na seção Livros, um extrato de “Germes de futuro no homem” (e não uma resenha, como de hábito), uma das obras de Ramon Pascoal Muñoz Soller, organizador e divulgador pioneiro do conceito da egoência.

Podemos retornar também ao início deste texto, reafirmando que esta edição trata de um ideal que, embora diga respeito à verdadeira individualidade do ser, somente e tão somente poderá ser alcançado por todos juntos, inaugurando um caminho de paz e felicidade para a humanidade vindoura.

Boa leitura. Venha conosco nesta caminhada!

Últimas matérias
NewsLetter

Assine nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.